Mercado de luxo no Brasil em plena expansão

Não é à toa que muitos artistas internacionais estão fazendo shows no Brasil, o mundo descobriu que nosso poder de consumo é grande

http://cristianaarcangeli.com.br/media/images/compras-MERCADO-DE-LUXO-wee.jpg

O mercado de luxo brasileiro foi destaque do jornal britânico Financial Times, cuja reportagem do caderno especial sobre o mercado de luxo destacou a expansão do mercado de luxo no Brasil para cidades além de São Paulo e Rio de Janeiro, como Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre e Salvador, considerando fenômeno impulsionado pelo crescimento do país, que se expandiu 9% entre o primeiro trimestre de 2009 e o mesmo período deste ano. A publicação destaca como causa do aumento deste nicho a ampliação da renda no consumidor brasileiro.
http://comunidade.bemsimples.com/cfs-filesystemfile.ashx/__key/CommunityServer-Components-ImageFileViewer/CommunityServer-Wikis-Components-Files-00-00-00-00-03/2605.autoajuda_2D00_louca_2D00_por_2D00_compras_2D00_br.jpg_2D00_550x0.jpg

“A crise afetou os ricos latino-americanos menos que seus pares em outros continentes, e a proporção de super-ricos em relação à população de alto poder aquisitivo é maior do que em qualquer outra região”, afirma o jornal, citando um relatório elaborado pelo banco Merrill Lynch e pela consultoria Capgemini.

Um aspecto notável é como o mercado está se expandido além das principais áreas, como a cidade de São Paulo, responsável por 70% do mercado. O Shopping Iguatemi foi um dos destaques: além de inaugurar um shopping center em Brasília em março de 2010, o Iguatemi está planejando outro em São Paulo (JK Iguatemi) e mais unidades em locais como Alphaville, Jundiaí, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Sete novas lojas de grifes internacionais foram abertas desde a crise, incluindo Gucci, Diane von Furstenberg e Christian Louboutin. Diane von Furstenberg disse que sua marca chegou ao recorde de US$ 1 milhão nas primeiras seis semanas de presença em São Paulo.

Também exemplo de sucesso, Christian Louboutin, cujos sapatos de luxo são desejados mundialmente e está presente com uma loja própria no Iguatemi de São Paulo, planeja abertura de outra unidade no Iguatemi Brasília.
http://colunistas.ig.com.br/vivimascaro/files/2009/02/christian-louboutin_041.jpg
 Christian Louboutin

O segmento de moda e acessórios é sem dúvida um dos que mais atraem investidores, mas os carros de alto luxo, imóveis e produtos de beleza e bem-estar, tais como spas e resorts, estão desfrutando de um crescimento acima da média “, diz Carlos Ferreirinha, diretor da MCF Consultoria.

“Você pode ver como o mercado está crescendo e não são os mesmos compradores. Novas pessoas tem acesso ao luxo, já que o número de milionários cresce visivelmente,” diz José Eduardo Brandão, diretor comercial da Ocean Air Taxi Aereo, empresa de aviação executiva.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguBgHI48eWN1oLfuJaS8BY7Ax4fgKac87nxpu0ZdvAmvxdWFvZyTVruBxJPs_nOq-menfLRHoUUvzNsYCfc-X8WQA7lbHUeAv8eGIhxKltLuDcD3-bruMnG5Xw0P8Rq3SoWR7PFmiXBkE/s400/lider_aviacao_2.jpg

Para o Financial Times, com imagens abundantes das favelas e da violência urbana, é fácil ver o Brasil como um país pobre. Mas esse é apenas metade da história. É também um país com abundância de super-ricos.
fonte: De Ricardo Ojeda Marins http://blig.ig.com.br/mercadodeluxo/