Dicas de como aproveitar o 13° salário

Veja como utilizar o seu benefício com mais sabedoria e ponderação
 
Economizar o 13° salário para as contas do início do ano é uma boa solução para fugir das dívidas / Shutterstock/Divulgação  
Economizar o 13° salário para as contas do início do ano é uma boa solução para fugir das dívidas Shutterstock/Divulgação
 
Com o fim de ano chegando, quem tem direito ao 13° salário já começa a pensar na melhor maneira de usar o benefício. Mas será que todos sabem usar corretamente o dinheiro ou é apenas um bônus para gastar ainda mais?

Para saber as melhores dicas, o Portal da Band procurou Roberto Vertamatti, presidente do conselho e diretor de economia da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

“Por legislação, as empresas são obrigadas a pagar a primeira metade do 13° em novembro e a outra metade em dezembro. No entanto, cada empresa pode criar o seu próprio combinado com cada funcionário”, explica o economista.

E já que o dinheiro fica disponível justamente na época das festas de fim de ano, há quem aproveite para para comprar os presentes de Natal ou fazer aquela viagem tão esperada.

Mas muitas vezes a melhor alternativa seria poupar o 13° salário para pagar as matrículas escolares, além do IPVA e IPTU. “Minha primeira sugestão para o 13° é que ele seja reservado para aquelas dívidas do começo do ano, afinal são elas que começam a bola de neve de contas do resto em diante”, fala Roberto.

Cartão de crédito


Além das contas usuais de todo começo de ano, o pagamento do cartão de crédito também merece atenção especial. “Aquele consumidor que estiver endividado com o cartão de crédito ou com o cheque especial, eu recomendo que pegue todo o benefício e pague estas contas. Elas são as principais responsáveis pelas dívidas, simplesmente pelo fato dos juros serem altíssimos, sendo em média 9% no cheque especial e 11,5% no cartão de crédito”.

Planejamento


No caso de quem economizou e não tem dívidas, a precaução e um bom planejamento são medidas valiosas. “Se a pessoa já está preparada para as contas do início do ano e não possui nenhuma inadimplência, eu recomendo que ela procure guardar o 13° em uma poupança para futuros gastos e emergências. Outra boa opção é o depositar em uma previdência social, pensando sempre em uma futura aposentadoria”, fala Vertamatti.

Mas se você não resistir e quiser gastar parte do benefício com compras extras, Vertamatti dá algumas dicas: “Claro que as pessoas podem comprar alguns presentes, mas elas precisam ter muito critério e ponderação na hora das compras. Às vezes um presente pequeno e não muito caro pode ser muito mais importante do que um presente caro e luxuoso. Aquilo que possui consideração e sentimento sempre será melhor.”

A mesma regra vale para viagens. “Se existir a oportunidade de separar uma parte do 13° para viagens, perfeito. Caso não seja possível realizar a viagem, guardar o dinheiro e esperar é a melhor solução para o futuro”, recomenda.

O que não fazer

“A única coisa que não pode ser feita com o 13° salário é gastar tudo em compras sem se preocupar com o que você realmente já tem, ou seja, contas no início do ano ou despesas com crédito ou cheque especial. Assim você irá só criar novas dívidas, deixando acumular ainda mais a sua crise econômica”.

fonte:  http://www.band.com.br/noticias/economia/noticia/?id=100000465000