Aposentadoria tranquila

Veja como cuidar do seu dinheiro e garantir um futuro melhor

De Marcella Centofanti
Conteúdo do site Women's Health
Mulher idosa feliz
O melhor caminho para garantir uma aposentadoria segura é investir na previdência privada
Foto: Getty Images

Quantas vezes você já leu notícias sobre o rombo da Previdência? Não dá para contar apenas com os rendimentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) depois de se aposentar. É preciso "forrar o colchão" para viver bem nas últimas décadas da sua existência, que será longeva - a expectativa de vida, hoje de 72 anos, subirá para mais de 80 em 2050.

http://www.revistaapolice.com.br/content/img/noticias/2561/P.jpg O caminho mais indicado são os fundos de previdência privada, presentes em 10% dos lares brasileiros de classes A e B e em 4% dos domicílios da classe C, de acordo com um estudo de 2010 da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida e da Kantar Worldpanel. Existem duas modalidades de fundos de aposentadoria: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), indicado para quem faz a declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), destinado àqueles que preenchem o formulário simples. Dica: procure uma seguradora credenciada pela Superintendência de Seguros Privados (órgão regulador do mercado).
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdaaMKZ9rvBxVwN8SdiinjDoxgQa07JBEjGzdxSlR6SNBI-C0tLU_S4SIGodxS957Pbg23VjamQvO6Kr6Khs74V-92O0aO5LIfIvae2tPWgYS6D2Pq7sRuOlQFqSvfn07VuMm6JLCdvMM/s320/MULHERES.jpg
Na velhice, se quiser manter o padrão de vida da atualidade, sua renda deverá ser igual à de hoje, acrescida de 20%. Você não terá despesas com educação e aluguel, mas comprometerá grande parcela dos rendimentos com seguro-saúde, remédios, fisioterapia...

Faça uma simulação em sites de seguradoras. No da Brasilprev, para obter uma renda vitalícia de 3 mil reais após 30 anos de contribuição, é preciso investir 580 reais por mês.
fonte:  http://mdemulher.abril.com.br/dinheiro/reportagem/seu-dinheiro/como-ter-aposentadoria-tranquila-626016.shtml