Luz e bem-estar

A iluminação da casa ajuda no bem-estar. Saiba com


A iluminação de uma casa é um fator muito importante para o bem estar dos moradores. A luz influencia a função de cada ambiente, tem o  poder de relaxar ou excitar.
Veja as dicas de Ricardo Heder, projetista de iluminação e dono da Reka em São Paulo. Ele realiza projetos de iluminação para residências, empresas e eventos há mais de dez anos.

http://farm4.static.flickr.com/3496/3459006757_3c61915016_o.jpg

A luz  bem utilizada deixa o espaço mais agradável. E se um mesmo espaço tem diferentes usos, a combinação da luz do teto com abajures, arandelas ou luminárias de piso podem caracterizar o espaço para diferentes fins: trabalho, descanso ou lazer”, ensina. Uma boa iluminação não depende de produtos caros, mas sim de produtos estrategicamente colocados e com a lâmpada certa. “Se você quer uma boa luz de leitura, existem diversas opções no mercado, de vários preços. O importante é colocar o abajur na altura certa e com uma lâmpada de alta voltagem”.

Saiba como aumentar o conforto:


Dimer
“É um ótimo recurso para adequar a luz. Você usa a luz mais forte para trabalhar ou mais fraca para namorar, por exemplo”.  Mas atenção, o dimer só funciona com lâmpadas incandescentes, a tradicional.

Cozinha e  escritórios
http://www.cozinhaegourmet.com.br/wp-content/uploads/2010/02/Dica-de-decora%C3%A7%C3%A3o-para-cozinha-Ilumina%C3%A7%C3%A3o.jpg
“Opte por lâmpadas claras, de serviço e mais intensas. As tubulares fluorescentes, mais conhecidas como lâmpadas frias, consomem menos e não esquentam e são indicadas para ambientes de trabalho.”

Sala de estar
http://www.tokstok.com.br/v4/j/n/Maio05/iluminacao_foto_int11.jpg
“Um espaço de estar tem uma luz confortável quando iluminado por várias luminárias  de baixa intensidade e não apenas uma de luz mais forte. Abajur de cúpula de acrílico ou vidro ilumina para todos os lados, criando uma luz mais quente”.

Quarto de dormir
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/energia/imagens/conselhos-iluminacao.jpg
“Gosto de usar luminárias que escondem a fonte (a lâmpada) na hora que você deita na cama. A luz rebate no teto e fica mais confortável”.

Lâmpadas coloridas
“É um bom recurso, dá um clima conforme a cor. Tenho um abajur com uma lâmpada vermelha na minha sala, é uma luz receptiva.”
fonte: http://gnt.globo.com/EstarBem/Noticias/Iluminacao-da-casa-ajuda-no-bem-estar--Saiba-como.shtml